Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de março de 2010

As 7 cores!

Inconscientemente (ou não) eu sempre gostei do arco-íris, quando era criança, torcia para quando chovia e fazia sol, que céu ficasse colorido, por conta das 7 cores do Arco-Íris!

Nunca me esqueço a ordem correta da sequência de 7 cores, pois, tive a ajudinha de um antigo programa da Tv Cultura que tenho muita saudade e as crianças de hoje em dia não contam com conteúdos assim, eu falo de  Mundo de Beakman (Beakman’s World).

A sigla que uso para memorizar a sequência do arco-íris, desde criança é VLAVAAV, que representa respectivamente: Vermelho, Laranja, Amarelo, Verde, Azul, Anil e Violeta.

Há várias teorias por aí sobre a bandeira arco-íris, a famosa bandeira símbolo do orgulho LGBT, fizemos um “apanhado” geral sobre o que sabemos do assunto e estamos disponibilizando aqui.

Nosso blog, faz a referência ao arco-íris que conta com 7 cores, porém, a bandeira do orgulho LGBT hoje em dia possui apenas 6 cores mas houve época em que eram utilizadas 8 cores.
A barra rosa foi abandonada devido a dificuldade em encontrar tecido desta cor para produzir as bandeiras e mais tarde também foi abandonada a barra cor anil, por razões estéticas.


Vejam o significado das cores:
  
Rosa - Sexualidade
Vermelho - Fogo, luz e vida
Laranja - Cura
Amarelo - Sol
Verde - Calma
Azul - Arte
Anil - Harmonia
Violeta – Espírito

Com as modificações, atualmente não utilizamos mais as cores Rosa e Anil (será que falta noções sobre sexualidade e harmonia no mundo LGBT?).

A maioria das pessoas relacionam o arco-íris a comunidade gay pelo fato de ser colorido e representar uma alegria "típica" dos gays. Porém, seu significado vai mais além, assim como pudemos ver na descrição das cores acima.
Há relatos de que o criador da bandeira do arco-íris foi desenhada pelo artista plástico norte americano Gilbert Bake em 1977, com o principal objetivo de ser usada no “San Francisco Gay Freedom Day Parade” em 25 de junho de 1978 (falaremos mais sobre a parada Gay de São Francisco em breve), com a intenção de simbolizar o orgulho LGBT, (na época apenas orgulho Gay).
O uso generalizado da bandeira arco-íris em manifestações LGBT, começou nos anos 80, sendo hoje reconhecida mundialmente como o símbolo das minorias sexuais.


Observe as bandeiras abaixo: 









CURIOSIDADES:


O Arco-Íris aparece na *Bíblia como a aliança entre Deus e Noé, serve para observarmos sua misericórdia e fidelidade de sua palavra, pois o "trato" que Deus fez com Noé, era que não haveria mais dilúvio no mundo, quando houvesse uma tempestade e posteriormente saísse sol, um arco-íris brilharia no céu para nos lembrarmos desta aliança de vida. 

A Bandeira arco-íris não é adotada apenas pela cultura homossexual, podemos encontra-la  também referindo-se à:

Movimento Pacifista: A versão mais comum tem sete barras horizontais, sendo a ordem inversa à usada pelo movimento LGBT com a palavra "PACE" escrita em branco no centro da bandeira, que significa "PAZ" em Latim.

Região Autónoma Judaica: Esta bandeira tem fundo branco, com um arco-íris que a atravessa horizontalmente, constituído por sete barras horizontais, por sua vez separadas entre si por pequenas barras brancas. A ordem é semelhante à da bandeira usada pelo movimento LGBT, porém, utilizando as cores fiéis ao arco-íris.

Tawantinsuyu: É constituída por sete barras horizontais. Por vezes a barra azul-claro está ausente, sendo substituída por uma branca que é colocada entre a verde e a amarela.
A frequente confusão com a bandeira usada pelo movimento LGBT tem suscitado o desejo de abandono e substituição da bandeira arco-íris, por parte de algumas pessoas do movimento indígena de Cuzco, no Peru.
Veja as bandeiras destes movimentos abaixo:














Esperamos que tenham gostado de todas as informações aqui expostas, em alguns momentos faremos citações, assim como neste post, onde citamos uma passagem Bíblica, *o Blog Seven Things não faz menção a quaisquer religiões nem aos seus costumes e conceitos.




Um comentário:

  1. estou tentando postar esse comentario faz um tempo
    me considero diferente de tudo o que ja se ouviu falar sobre gays, fui casado por 8 anos tenho duas filhas uma de 20 outra de 18 anos, tive um relacionamento com um cara por 15 anos, bom enquanto durou, não sou religioso e nunca fui, alias detesto religiões sejam elas quais forem, nãoo acredito nelas acredito em Deus porque Deus não é religião, então, voltando ao assunto eu nunca participei de nada do meio gay, nunca fui em uma boate, não bebo nem fumo detesto drogas, gosto de homens de verdade, não vivo em guetos que patrocinam formas de vestir, musicas de gays, jornais, revistas, canais de tv, odeio pornografia na sua totalidade, mas enfim fui feliz nesses 15 anos e terminei porque ele me traiu e com o tempo percebi que entre homens não existe o amor que procuro, aquele amoe AGAPE, eterno, que flui sem pedir nada em troca, que suporta tudo, que perdoa, que espera que queima como fogo sem arder... A sodomia me incomoda muito, pois sei que na Biblia Deus se pronuncua contra, nunca li como estudioso Deus falar contra gays, mas contra a sodomia, a sodomia me faz sentir impuro, sujo, imundo e algo dentro de mim me diz que não preciso dela, então eu vivo assim, meio assexuado, não curto penetraçao ou ser penetrado, curto carinho, beijos, toques, palçavras carinhosas e gentis, gentilesas, companheirismo e cumplicidade, descobri que alguns gays em Israel por serem seguidores da Torá, são gays e dispensam a pratica do sexo anal e fiquei mais contente porque pensava que havia algo errado em mim, mas não quero mais lutar contra aminha naturesa e ela não aceita e nunca aceitou ser penetrado ou penetrar sou feliz assim, não quero que me julguem é so um modo de compartilhar o que vivo, afinal qual categoria que vão querer me enquadrar? porque tudo o que os homens não entendem colocam rotulos tipo viadinhos, bichas, sapatonas, etc. não estou aqui pra julgar ninguem so queria compartilhar um abraço a todos!!!!

    ResponderExcluir