Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Você sabe o significado da sigla LGBT?

Antigamente usávamos o termo GLS para definir Gays, Lésbicas e Simpatizantes, ao passar do tempo, com o crescimento do movimento contra a homofobia e da livre expressão sexual, a sigla foi alterada para GLBS, a letra B veio para representar os Bissexuais, porém, logo foi mudado para GLBT a letra T significa a inclusão da categoria Transgêneros (travestis,transexuais,transformistas, crossdressers, bonecas e drag queens dentre outros).

A sigla GLBT ou GLBTS perdurou por pouco tempo pois o movimento lésbico ganhou mais sensibilidade dentro do movimento homossexual e a sigla foi alterada para LGBT o S de simpatizantes é utilizado em alguns momentos, porém acabou caindo em desuso.

Portanto temos a sigla LGBT que separadas por categoria significam: LÉSBICAS , GAYS, BISSEXUAIS E TRANSGENEROS.

Você sabe de onde vem a nomenclatura de cada categoria? Como surgiu?
É muito interessante cada explicação, vamos observar.

L – Lésbicas:

Lésbica é o termo que define uma mulher homossexual que possui atração por mulheres, a palavra lésbica vem do latim lesbius e originalmente referia-se somente aos habitantes da ilha de Lesbos, na Grécia. A ilha foi um importante centro cultural onde viveu a poetisa Safo, entre os séculos VI e VII a.C., muito admirada por seus poemas sobre amor e beleza, em sua maioria dirigidos às mulheres. Por esta razão, o relacionamento sexual entre mulheres passou a ser conhecido como lesbianismo ou safismo.
























G – Gays:

Gay é o termo que define a relação homossexual entre dois homens, a palavra gay vem do latim tardio gaiu, pelo francês gui, ao inglês gay que significa alegre, jovial, já foi utilizado também para definir mulheres homossexuais, e popularmente ainda podemos observar mulheres definindo-se como gays.
A palavra originariamente não tinha a conotação sexual atual, era usada para designar uma pessoa espontânea, alegre, entusiástica, feliz, e, nesse sentido, pode ser encontrada em diversas literaturas americanas, sobretudo as anteriores à década de 1920.
























B – Bissexuais:

Bissexual é o termo que define a relação de homens e mulheres com pessoas de ambos os sexos com níveis variantes de interesse por cada um, servindo, portanto, de um quase meio-termo entre o heterossexual e o homossexual.
O termo bissexual não em uma história de seu surgimento assim como o das Lésbicas e dos Gays porque já está em sua nomenclatura, Bi 2 e o prefixo Sexual refere-se à dupla sexualidade.
Há mitos de que os bissexuais são infiéis e promíscuos, porém não é um fato real na visão de um bissexual pois tudo dependerá do acordo efetuado entre o indivíduo e seu parceiro, sendo que cada indivíduo tem uma visão bastante peculiar do que se trata como traição.
A sociedade deve deixar de ser machista pois em filmes heterossexuais é retratado com tranquilidade a relação bissexual sendo aplicada quanto ao homem com sua esposa que chamam mais uma mulher para fazer parte da relação sexual e em raríssimos momentos é retratado o fato de um homem chamar outro homem para relação sexual mesmo que goste de mulheres.


























T- Trangêneros:

O Termo refere-se à condição cuja expressão de gênero não corresponde ao papel social atribuído ao gênero designado para elas no nascimento. Mais recentemente o termo também têm sido utilizado para definir pessoas que estão constantemente em trânsito entre um gênero e outro. O prefixo trans significa "além de", "através de".
É o termo que atualmente é utilizado para definir: travestis, transexuais,transformistas, crossdressers, bonecas, drag queens, dentre outros.
Cada um desses indivíduos que estão dentro da nomenclatura de transgêneros, possui uma peculiaridade muito grande, portanto, falaremos basicamente o que cada gênero possui de diferença e em uma outra oportunidade em breve faremos relatos detalhados sobre cada um dos termos.

Travestis: era originalmente alguém que se vestia com roupas do sexo oposto para se apresentar em shows e espetáculos, mas essa prática passou a designar hoje em dia principalmente os transgêneros, que adquirirem formas femininas através do uso de hormônios femininos e/ou prótese cirúrgica. Ainda há na sociedade a imagem de que todo travesti se prostitui e isso deve ser excluído da mente de quem pensa assim.

Transexuais: é a condição considerada pela OMS  (organização mundial de saúde) como um tipo de transtorno de identidade de gênero, mas pode ser considerada apenas um extremo do espectro de transtorno de identidade de gênero. Refere-se à condição do indivíduo que possui uma identidade de gênero diferente a designado no nascimento, tendo o desejo de viver e ser aceito como sendo do sexo oposto.

Transformistas: uma pessoa que veste roupas usualmente próprias do sexo oposto com intuitos essencialmente comerciais, sem que tal atitude interfira necessariamente em sua orientação sexual.

Crossdressers: é um termo que se refere a pessoas que vestem roupa ou usam objetos associados ao sexo oposto, por qualquer uma de muitas razões, desde vivenciar uma faceta feminina (para os homens), masculina (para as mulheres), motivos profissionais, para obter gratificação sexual, ou outras. O crossdressing (ou travestismo, no Português Europeu, e frequentemente abreviado para "CD"), não está relacionado com a orientação sexual, e um crossdresser pode ser heterossexual, homossexual, bissexual ou assexual. O crossdressing também não está relacionado com a transsexualidade.

Boneca: homem homossexual afeminado que em muitas ocasiões chega a tomar hormônios femininos para adquirir algumas características femininas.

Drag Queens: são artistas performáticos que se travestem, fantasiando-se cômica ou exageradamente com o intuito geralmente profissional artístico.Hoje em dia há Drags que façam eventos para público misto e heterossexuais, como animação em festas de casamento, debutantes, formaturas etc.
O Termo Drag Queen vem desde a época de pessas teatrais de Shakespeare.


























A Sociedade como um todo deve parar de olhar apenas para si próprio e aproveitar a viversidade existente entres os povos para que cada um respeite o espaço do outro.
O dia em que isso acontecer não será mais interessante viver? Nós do Blog Seventhings achamos e esperamos que você que está lendo também ache!
Fiquem atentos logos postaremos mais novidades por aqui!

Um comentário: